As principais grandezas elétricas
Aqui vou falar das principais grandezas elétricas, o que significam, o que medem, como interpreta-las e como calcular.
CURIOSIDADES
Vlad Y.
As principais grandezas elétricas
Quando falamos de eletricidade, há três grandezas principais que andam sempre juntas: tensão, intensidade e resistência. São a base de tudo o que acontece num circuito elétrico, desde acender uma lâmpada até carregar o telemóvel. Vamos ver cada uma delas, de forma simples:
Tensão Elétrica é medida em Volts (V)
A tensão elétrica, é como a "pressão" que empurra os eletrões através dos cabos. Imagina uma mangueira com água — a tensão é a força com que a água sai. Quanto maior a tensão, maior é essa força. Em casa, usamos normalmente 230 volts (V).
Intensidade da Corrente Eletrica é medida em Amperes (A)
A corrente elétrica é a quantidade de eletrões que passa por um fio num certo tempo — é como o fluxo de água numa torneira. Mede-se em amperes (A). Quanto mais aparelhos ligados, maior é o consumo de energia e como consequência maior é a intensidade da corrente elétrica.
Resistência elétrica é medida em Ohms (Ω)
A resistência é o que dificulta a passagem da corrente. Todos materiais têm a sua resistência elétrica. Umas luvas de borracha podem nos proteger do choque, pois têm uma resistência muito elevada e a eletricidade não passa por elas quando por exemplo o cobre, têm pouca resistência e é um ótimo condutor de eletricidade, e por isso é usados nos fios elétricos.
Potência elétrica é medida em Watts (W)
Esta medida representa quanta energia um aparelho consome ou produz. Existe também outra medida que todos nós vemos com frequência nas faturas de eletricidade que é kW/hora. Basicamente representa 1000 Watts por hora e é com base nessa medida que é possível contabilizar a energia. Ou seja a quantidade de potencia (Watts) que gastamos e durante quanto tempo. Mais a frente eu vou dar um exemplo para perceber melhor


A Lei de Ohm
É um conjunto de fórmulas simples que mostra como estas três grandezas estão interligadas:
Existem formulas que não nos interessam por agora, mas podemos ver claramente que basta saber duas das quatro grandezas e com elas conseguimos descobrir as outras duas.


Ao realizar obras em casa pensamos em comprar uma placa vitrocerâmica cuja potencia esta indicada no painel: 6700 Watts e temos interesse em saber qual é a intensidade da corrente que passa por ele, para poder escolher um disjuntor adequado para protejer o circuito. Sabemos que as nossas tomadas têm 230 Volts (Norma Europeia). Olhando rapidamente para imagem conseguimos ver que ha uma formula fácil para descobrir usando a formula I = W/V, ou seja intensidade da corrente é igual a potencia dividir por tensão. Fazendo as contas 6700W/230V=29Amperes.
Sabemos agora que para o bom funcionamento dessa placa eletrica, teriamos que instalar um disjuntor superior a 29A, (que seria de 32A) e usar um fio que tenha capacidade para suportar os 29A, para que tudo funcione em segurança.
Uma outra conta útil e rápida.
Sabendo a potência: 6700W, o que corresponde a 6.7kW. Podemos descobrir quanto vamos pagar no final do mês se usarmos a placa todos os dias por meia hora. 6.7kW x 0.5Horas = 3.35kW/hora x 30 dias = 100.5kW/h. Imaginemos que o valor que nos pagamos pela eletricidade é de 0.20 centimos por kW/h.
Então fica 100.5kW/h x 0.20 centimos = 20.10 Euros. Este será o valor que teremos que pagar.
Um exemplo prático:
Não hesite em ver o meu site: www.lumeainstalacoes.pt e se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda entre em contacto comigo.
Contactos:
Telemóvel - 92 836 10 10
Email - geral@lumeainstalacoes.pt
© 2025. All rights reserved.
