
Como é produzida a eletricidade ?
Como e onde é produzida a eletricidade e como chega às nossas casas.
Vlad Yarosh

A eletricidade não aparece do nada.
Quando ligas uma luz ou um eletrodoméstico, parece que a energia aparece como por magia, mas a verdade é que a eletricidade faz uma viagem longa até chegar a tua casa. Vamos ver como tudo funciona, de forma simples e sem complicações.
Onde começa tudo?
A eletricidade começa a ser produzida em centrais elétricas e pode ser obtida a partir de:
Água em movimento, nas barragens - Centrais Hidroelétricas.
Vento, com aerogeradores - Centrais Eólicas.
Sol, através de painéis solares - Centrais Fotovoltaicos.
Ou ainda gás natural e carvão - Centrais Termoelétricas.
Essas centrais têm turbinas que giram com a corrente da água que passa por elas, com o vento que sopra e faz girar as helices ou ainda o vapor que sai com alta pressão girando as pás das turbina, quando a água nos reservatórios é aquecida, queimando o carvão ou o gás. Por sua vez as turbinas fazem com que os geradores entrem em movimento transformando dessa forma energia mecânica em energia elétrica.
Em Portugal são mais comuns as centrais que acabei de mencionar, mas apesar disso já existem formas da obter energia através da subida/descida das marés, através das ondas ou outras como por exemplo biomassa.
A Viagem da Energia
Do momento em que é gerada e até chegar a tua casa, a eletricidade percorre centenas de quilómetros.
Quando a eletricidade é gerada nas centrais elétricas, logo a seguir é "aumentada" através de transformadores para tensões muito altas, como 150.000 ou até 400.000 volts. Isto é feito para que possa viajar centenas de quilómetros até às cidades com o mínimo de perdas possíveis. Se fosse transportada a baixa tensão, uma grande parte da energia perdia-se pelo caminho em forma de calor. Por isso, usa-se alta tensão nas grandes linhas, tais torres que vemos muitas vezes nos campos e nas montanhas, para evitar as perdas pelo caminho.
Tudo isto acontece num instante. A energia percorre dezenas ou centenas de quilómetros em segundos para que possas carregar o telemóvel, ligar o fogão ou ver televisão.
Não hesites em ver o meu site: www.lumeainstalacoes.pt e se tiveres alguma dúvida o precisares de ajuda entra em contacto comigo.




Quando essa eletricidade chega perto das cidades ou localidades, passa por subestações onde a tensão é reduzida para valores de média tensão — como 15.000 ou 30.000 volts. Depois disso, continua o caminho em cabos que passam por bairros, zonas comerciais, industriais ou aldeias.
Já perto do destino, há pequenos transformadores que reduzem novamente a tensão, desta vez para 230 volts, que é o que usamos nas nossas casas, lojas e escritórios.
Contactos
Suporte
geral@lumeainstalacoes.pt
+351 920 437 911
© 2025. Todos os direitos reservados
Trabalho em Leiria e nos arredores.
E também no concelho de Cascais
